Receita de Tronco de Natal Com Chocolate


Como estamos com o Natal quase á porta vou começar a deixar por aqui Receitas de Natal...então não perca e subscreva o Blog,obrigada e a todos uma Boa Noite.

Ingredientes;

Para a massa:

150 gr. açúcar branco
5 ovos
2 ovos só as gemas
vinho do Porto ou rum
125 gr. farinha de trigo com fermento
50 gr. manteiga

Para o creme:

250 gr. manteiga
150 gr. açúcar branco
2 ovos só as gemas
1 ovo só a clara
1 colher de sopa café solúvel
125 gr. chocolate culinário em barra

Preparação;

Misture os ovos inteiros com as gemas e o açúcar e bata até obter um creme fofo e esbranquiçado e depois junte alternadamente, sem bater, a farinha peneirada e a manteiga derretida (e fria).
 Deite o preparado num tabuleiro forrado com papel vegetal e untado com margarina e leve a cozer em forno médio (180º C).
Entretanto faça o creme: misture muito bem a manteiga com o açúcar e adicione as gemas e a clara (batendo bem). Junte o café dissolvido num pouco de água e bata energicamente até o creme se apresentar novamente homogéneo. Por fim, junte o chocolate derretido em banho-maria.
Desenforme o bolo sobre o guardanapo polvilhado com açúcar, apare as pontas da massa, salpique com um pouco de rum ou vinho do Porto e enrole-o.
Depois de frio, desenrole e barre o bolo com um pouco do creme de chocolate e volte a enrolar com a ajuda de um guardanapo. Corte as pontas do rolo em diagonal e, com um pouco de creme, ligue estas pontas ao rolo, de modo a imitar os nós da madeira, depois cubra todo o bolo com o restante creme.

Nota;

Decore o tronco com azevinho, bolas brilhantes, açúcar em pó, e com o que mais se lembrar.

Comentários