segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Peru Recheado de Natal...

Ingredientes;

1  peru
sal
limão
bacon em fatias
manteiga para untar
1/2 chavenas (chá) de sumo de limão
pimenta-do-reino branca
1cebola picada
1 chavena (chá) de cheiro-verde picado
5 dentes de alho picados
600 ml de vinho branco

Recheio;

8 c, (sopa) de manteiga
3 cebolas picadas
20 gr de castanhas cozidas, sem casca
200 gr de uva passa sem sementes
sal
pimenta-do-reino branca
2 dentes de alho picados
1 chavena (chá) de salsinha picada
miúdos de peru cozidos

Preparação;

Recheio

Para o papo;

Coloque metade da manteiga  numa frigideira grande e alta, deixe derreter e junte 2 cebolas raladas. Refogue. Junte as passas e as castanhas. Refogue um pouco, junte 100 gramas de farinha e mexa para que a farinha absorva os sabores. Tempere com sal a gosto. 

Para o corpo; 

Aqueça o restante da manteiga, refogue os miúdos picados (pique finamente), o restante da cebola e o alho,deixe que doure ligeiramente, mexendo sempre. Tempere com sal e pimenta. Por último, acrescente a salsinha e cebolinha e desligue o fogo.

Tratamento do Peru;

Lave o peru, esfregue nele o limão e sal para tirar qualquer cheiro que tenha. Enxágue-o bem. 
Tempere com todos os temperos e deixe-o, já de véspera, no Frigorifico, de molho nos temperos, virando a cada 4 horas. No dia seguinte, prepare os dois recheios e recheie o peru, com cuidado para não encher demais o papo, costurando, depois, as cavidades.
Prenda as pernas do peru uma na outra, decorando, se gostar, com papel recortado, preso com uma linha. Besunte-o todo com manteiga, coloque-o na assadeira, de papo para cima. Cubra todo o peito com fatias de bacon. Regue com metade da vinha d'alhos, passada na peneira. Cubra com um papel alumínio e leve a assar em forno quente. 
Após uma hora e meia, descubra-o, regue com o caldo da assadeira e volte ao forno ainda coberto. Uma hora depois, descubra-o e deixe até que tome um tom dourado escuro, regando, a cada 15 minutos, com o caldo da assadeira. 
Se o caldo secar, coloque mais da vinha d'alhos, coada.
Decore e sirva com o que gostar mais...

Sem comentários:

Enviar um comentário