segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Bolo Purpura Com Rosas

 
Ingredientes Para o Bolo;

2 1/4 chavena de farinha com fermento
1 chavena de leite
6 claras de ovo
1 colher de sopa de fava de baunilha em pasta
1 3/4 xícara de açúcar de baunilha
4 colheres de chá de fermento em pó
1 colher de chá de sal
12 colheres(de sopa) de manteiga amolecida
Corante á sua escolha

Creme;
1/2 xícara de manteiga amolecida
2 colheres(de chá) de baunilha
1 quilo de açúcar em pó
1/3 chavena de leite
Corante

Preparação;

Pré-aqueça o forno a 350 graus.
Numa tigela pequena, misture as claras, leite e a baunilha. Misture bem e reserve.
Numa batedeira, misture a farinha, o açúcar, o fermento e o sal,em velocidade baixa. Com a batedeira ainda em execução, adicione a manteiga e bata esta mistura até que se assemelhe a pequenas ervilhas. Misture  1/2 chavena de leite e a farinha. Bater  em velocidade média durante 1 1/2 minutos. Desligue a batedeira e raspe as laterais. Ligue a batedeira novamente e adicione na mistura o leite restante,por mais 20 segundos.
Divida a massa uniformemente entre as formas barradas com manteiga e com papel vegetal. 
A camada superior não leva  cor adicionado a ele. A segunda camada leva 1 gota de Corante,a 3ª 2 gotas,a 4ª 4 gotas(para ficar bem escura em relação ás outras camadas).Neste Bolo foi usado apenas uma cor,o purpura,mas também pode fazer-se estilo arco iris,com varias cores,tudo depende do gosto de cada um. 
Asse por 20-25 minutos, ou até que os lados se afastem das formas ou que o teste do palito saia limpo. Retire do forno e deixe esfriar por 20 minutos.  Deixe esfriar completamente antes de aplicar a cobertura.
Entretanto vá fazendo o creme;
Numa batedeira bata a manteiga,a baunilha,o açúcar em pó, alternando com o leite,em velocidade moderada. Uma vez que foram  misturados os ingredientes, pare a batedeira e raspe as laterais. Ligue a batedeira de novo,deixe-a funcionar por 5 minutos,até que fique leve e macia.
Espalhe sobre a camada mais escura, o creme,depois coloque a mais clara(e assim sucessivamente...)e cubra também.Quando tiver todas as camadas sobrepostas,barre todo o Bolo e leve ao frigorifico por 1 hora.
Após isso,divida o creme em 3 cores,deixe uma parte em branco,a seguinte deite 1 gota de corante,para ficar com um tom mais claro de Purpura e a mais escura leva 3 gotas.

Para Decorar o Bolo;
Coloque as 3 cores em 3  saquinhos de pasteleiro com bico,e vamos Decorar!!!
Comece pelo centro e gire á volta dele(fazendo uma roda fechada),de seguida faça o mesmo com outra cor e assim sucessivamente,até o bolo estar todo decorado...Bom Apetite!!!

 

Sem comentários:

Enviar um comentário