segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Algumas Dicas Sobre Bolos

Bolos

Para os bolos e os biscoitos ficarem mais saborosos, acrescente sempre à massa algumas gotas de essência de baunilha ou sumo de limão.

A fim de evitar que o bolo se esfarele ao ser cortado, proceda à operação com uma faca afiada aquecida em água fervente.

Quando você quiser escrever uma mensagem com glacê sobre o bolo, utilize primeiro um palito para delinear a sua mensagem, depois coloque o glacê num recipiente plástico de mostarda ou maionese e esprema sobre a marca que fez com o palito.

Para facilitar o seu trabalho quando for encher um saco de confeitar, coloque-o com o bico para baixo num copo alto; assim você pode enchê-lo sem derramar e com mais facilidade.

Ao retirar o bolo do forno, cubra-o imediatamente com um pano seco, Isso evitará que ele tome vento e consequentemente murche.

O bolo velho pode ficar novo, se mergulhado em leite frio e assado em forno médio. Para mantê-lo bom por mais tempo, é só embrulhar com toalha húmida e guardar em lugar fresco.

Caso o palito seja pequeno para testar o ponto do bolo, use um esparguete.

Quando você for cortar um bolo, corte primeiro duas fatias e comece sempre pela melhor fatia.

Você vai fazer um bolo e a manteiga está dura e gelada. A solução é esta;rale a manteiga numa vasilha aquecida no fogo. Fica mais fácil de fazer a massa.

Quando você estiver fazendo o bolo, meça primeiro, na chavena, os ingredientes secos, e depois os molhados; assim não é preciso lavar a chavena a toda hora!!!

Para evitar que a massa de bolo derrame da forma quando crescer, você deve colocar um fio de macarrão daquele grosso, furadinho, na mistura. Assim o vapor pode sair e a massa não ultrapassa a forma.

Para evitar manchinhas brancas nos bolos de chocolate, salpique a assadeira untada com chocolate em pó em vez de farinha de trigo, antes de colocar a massa para assar.

Você pode substituir o leite por leite talhado quando preparar o creme de maizena para rechear bolos, tortas, etc. Você não desperdiça o leite e fica muito gostoso.

Se a sua receita de bolo exige óleo, e você notar que não tem mais, pode substituir por uma quantidade igual de maionese.

Fazer um bolo em forma de coração pode ser mais fácil do que se imagina. Basta assar uma parte da massa em forma quadrada e outra em forma redonda. Divida o bolo redondo em dois e coloque cada parte em uma das faces do quadrado. Se você não tem paciência de esperar o bolo esfriar para deformá-lo, faça o seguinte;assim que tirá-lo do forno, coloque em forma sobre um pano húmido e deixe apenas uns cinco minutinhos para então desinformar.

É fácil cortar um bolo ao meio, use fio dental, ele é mais higiénico do que linha de costura, e não arrebenta. Segure firme as pontas da linha, uma em cada mão, e passe pelo bolo. Assim ele fica dividido uniformemente.

Para tornar o creme de confeiteiro leve e bem macio, engrosse com amido de milho no lugar da farinha e leve à batedeira depois de pronto, em velocidade média. Bata o creme até esfriar. Depois passe-o por uma peneira bem fina de metal tipo chinois. Ela retira qualquer grumo que pode ter ficado no creme.

Quer saber se o fermento para bolo está bom?
Coloque água quente num copo e acrescente uma colher de chá de fermento.Se a água borbulhar bastante, o fermento está ok.

Sem comentários:

Enviar um comentário